ContraPalco Produções Teatro

Click here to edit subtitle

Missão

Tem como objetivo a descentralização cultural, através da digressão por várias cidades que abrangem todos os distritos de Portugal.

Descrição da empresa

A ContraPalco nasce da ideia de Ricardo Figueira e Alberto de Sousa, depois de terem trabalhado vários anos em companhias de teatro didático.

O que a ContraPalco Produções de Teatro se propõe fazer é tornar o teatro didático um espetáculo ao alcance de todos, independentemente da faixa etária ou do estrato socio-económico, fomentando o gosto pela cultura, pelas artes de palco, ao passo que se proporciona através da comédia o bom humor da crítica construtiva, da reflexão mas também um refúgio lúdico através da ironia e da comicidade.

Composto por jovens atores oriundos de diversas áreas de formação, o objetivo fundamental da ContraPalco passa pela divulgação do teatro didático nas suas diversas vertentes e procurando torná-lo apelativo para as camadas mais jovens.
Com o objetivo de suscitar a curiosidade para a procura de novas leituras, que permitam aos jovens desenvolver o espirito critico, a capacidade de análise, e a sensibilidade artística e, também, no âmbito do estudo do texto dramático. 

Elenco ContraPalco

Alberto de Sousa
Direcção de Atores/Produtor/Ator

Formado na Arte6 Academia de TV e Cinema/Teatro sob a direcção de Thaís de Campos (actriz da TV Globo) no curso de “Interpretação para TV e Cinema” e no “Curso de Expressão de Arte Dramática” com Florbela Oliveira, complementando esta formação com o” Workshop de Interpretação para TV e Cinema” também na Arte6.

Como formador ministrou o “Workshop Intensivo de Teatro de Verão 2011” na Figueira da Foz, “Curso Intensivo de Expressão” na Associação de Estudos de Desenvolvimento Económico e Social e o “Curso de Expressão de Arte Dramática 2007” na Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.

Esteve como actor residente na companhia de teatro “O Pequeno Teatro” em 2004/05 e na companhia de teatro “Actus” de 2007/12 integrando vários espectáculos didáticos, “Felizmente há Luar”, “Rapaz de Bronze”, “Menina do Mar”, “Antes de Começar”, “Auto da Índia”, “Herói Contra Heroína”, “Frei Luís de Sousa”, “Falar Verdade a Mentir”, “Auto da Barca do Inferno”, “Os Lusíadas à Conquista do Mar Largo”. Integrou também outras produções, “Os Físicos” de Friedrich Dürrenmatt, “Os Malefícios do Teatro”, “O Livro da Selva”, “Coisas de Gaja – O Musical”, “A Vizinha do Lado”, “Na Janela do Caos” entre outros. Em Televisão teve uma participação na série “Morangos com Açúcar” e “O Crime Não Compensa” sendo dirigido por Rui Vilhena, Aloyzyo Filho e Ediberto Lima.

Em 2016 participa na comédia “A Sala de Espera” de Filipe Salgueiro
Ricardo Figueira  
Direcção de Atores/Produtor/Ator

Formou-se enquanto actor na Escola de Teatro de Cascais, sob a direcção do Mestre Encenador Carlos Avilez, onde concluiu o Curso Técnico-profissional de Interpretação em 2008.
Teve formação em cenografia com José Costa Reis e em esgrima artística com Mestre Roque.

Em 2008 integrou o elenco de várias peças de teatro, donde se destacam “Hamlet” e “Othello”, de William Shakespeare, “Amor Médico”, de Moliére, “As Troianas”, de Jean Paul-Sartre, “Um Pedido de Casamento”, de Anton Tchekov, “Escola Nocturna”, de Harold Pinter, ”O Inferno”, de Bernardo Santareno e “Brain Storm/Epilepsia" de Polly Toynbee.

Em 2008 participou ainda no espectáculo de homenagem ao poeta Miguel Torga, no Casino Estoril, sob a direcção do professor e poeta Carlos Carranca.
Foi actor da Companhia de teatro Actus de 2008 a 2012, integrando vários espectáculos didáticos tais como: Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, Falar a Verdade a Mentir e Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett, “ No Jardim do Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner, e “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões.
Como formador, já ministrou "Workshop Intensivo de Teatro de Verão 2011" na Figueira da Foz e "Workshop de Teatro" em Lisboa no ISEG.

Para além de diversas participações como actor em programas de televisão e publicidade, em 2011 inicia a sua participação na Companhia de Teatro Actin enquanto encenador, na ACTin, Atelier de Desenvolvimento Dança e Teatro, encenando projectos como: “Crimes Exemplares” de Max Aub, “ A Birra do Morto” de Vicente Sanches e “ Um Pedido de Casamento” de Anton Tchekov e "Alice- O Outro lado do Espelho".
Em 2013 estreia-se no Teatro Rápido na peça " Câmara de Gás" sob a encenação de David Carronha.
Encena e produz a par com Néllson de Souza o espectáculo " ContraPalco Convida Manuela Bravo", celebrando assim os 40 anos de carreira da artista.
Em Julho de 2014 faz uma digressão internacional ao Canadá participando no espectáculo protagonizado por Manuela Bravo.

Em 2016 entra na comédia “A Sala de Espera” de Filipe Salgueiro e faz a sua estreia na revista “Revista Quer é Parque Mayer”.



Bruno Águas
Ator

Faz parte do elenco residente desde 2018.
Rafaela Velez
Atriz

Faz parte do elenco residente desde 2018


Gonçalo Brandão

Ator


Faz parte do elenco residente desde 2016.



Raquel Caneca
Atriz

Faz parte do elenco residente desde 2017.







Página Profissional:
Tiago Pina 
Ator

Faz parte do elenco residente desde 2012.




Página Profissional: